"O cara!"

Posted by on terça-feira, 3 de março de 2009

Barack Hussein Obama. Há alguns meses ele era “O Cara!”, hoje, ele está se tornando apenas “um cara!”. Mas por que?
Porque as pessoas perceberam que ele não faz milagre? Que não se resolve uma crise em um mês? Ou porque estrelas vêm e vão?
As pessoas demoram muito para perceber que não vivemos um conto de fadas. E que nesse caso, Obama não é o príncipe encantado que veio libertar sua princesinha, os Estados Unidos, das garras da “brusha” má.
Esperamos demais de nossos futuros presidentes. Não que seja errado, mas a gente sempre se decepciona depois. Tanto que, com o presidente Lula foi a mesma coisa. Quando foi eleito e não fez sua mágica para resolver todos os problemas do país, a mídia e boa parte da sociedade criou um incêndio. Mas não conseguiram queimá-lo, como prova disso ele foi reeleito.
É verdade que Lula não cumpriu com boa parte de suas promessas. Mas também é verdade que nenhum político cumpre. E achar que tudo vai ser diferente é um pouco de utopia, até porque um governo não depende apenas de um só membro, mas de vários, principalmente da sociedade, que se preocupa mais em reclamar do que fazer.
E não pense que Barack Obama vai cumprir todas as promessas.Talvez nem seja porque ele não quer, mas por outros motivos, como não ter meios. Tanto que, uma das principais dificuldades que seu governo está enfrentando é a falta de aprovação para seus projetos.
Não esperem também que o novo presidente dos Estados Unidos faça uma revolução no mundo. Ela pode até acontecer, mas não esperem tanto, e nem vai ser de um dia para o outro. Pois o maior problema do mundo nem o país dos super-heróis pode resolver. Mudar a mente humana.
Obama não ganhou o Oscar e nem seu nome na calçada da fama, ele também não é um astro de Hollywood, apesar de alguns tratá-lo assim, mas ainda há muitos anos pela frente para mostrar todo seu brilho e competência. Pois nas entrelinhas de seu nome e história há a palavra Esperança. A esperança de todo um país, de milhares pessoas pelo mundo e de um povo com uma história de luta, sofrimento e orgulho de ser negro, assim como ele.

7 Comments

Lucas Franco disse...

Há uma mania de achar que toda mudança é positiva. De fato, o valor simbólico de ver um presidente negro sendo eleito nos Estados Unidos ajudou a quebrar paradigmas, assim como o foi quando um operário nordestino se elegeu no Brasil em 2002 e uma mulher de seu partido está prestes a se eleger em 2010. Negros, operários e mulheres podem se sentir representados por ter um deles no poder, mas o que está em jogo é a representação de toda uma nação, que não envolve só esses elementos: na verdade, eles são presidente de negros e brancos, operários e banqueiros, mulheres e homens, e buscam o 'seu melhor', que pode ser incompatível com sua idéia de melhor, e creio que a decepção vem não do fato de certo político não fazer bem o seu trabalho (pois acredito sim que há bons políticos, embora sejam minoria), mas no de que a projeção de governo desafia a sua capacidade, alías, qualquer capacidade humana, e mesmo assim, os mesmos erros acontecem todos os dias, talvez uma síndrome dos super-heróis da Marvel e DC Comics. Obama pode até superar Abram Lincoln (o presidente mais querido na terra do Tio Sam), tirar as tropas do Iraque logo, elaborar algo mais inteligente que o 'New Deal' para salvar os EUA da crise e de quebra tirar da miséria milhões de pessoas (algo que nem é de sua função, pois ele preside os EUA, e não o mundo), e mesmo assim, haverá quem se decepcione, afinal, se espera mais: se espera até que ele acabe de vez com o problema do racismo, que tão enraizado está no mundo que certamente nem nossos filhos verão tal êxito.

Zeroz disse...

Voce escreveu muito nesse post!! Concordo com voce em tudo que disse, acho que ne verdade eh a primeira pessoa que conheco que pensa igualsinho a mim =D
Com certeza um governo nao se faz sozinho, eh iluzao acreditar nisso e crueldade jogar nas maos de alguem a responsabilidade de melhorar ou piorar, como se fosse facil, como ascender um interrupitor ou apagar, alguns dos problemas mais serios, nao estao na forma de fazer politica, mas irraizados numa cultura degenerativa cultuada por boa parte de nos, populacao, comecando pela educacao politica, como revoltar-se com algo que nao se procura conhecer... Claro, muito pode ser feito estando la, mas muito pode ser ponderado, quando boa parte confunde esperanca com realidade, as duas podem coexistir nao existir uma no lugar da outra, isso se chama, iluzao.

Beijao moca!!
Adorei esse post voce disse tudo!!!

Unknown disse...

Eu concordo plenamente quando você diz que esperamos muito de representantes políticos e eles não fazem nem metade na maioria das vezes, mas acho sim que Obama ainda surpreenderá todos. É claro que, assim como você disse, não será de um dia para o outro. Mas com apenas três meses de mandato ele já fez coisas significativas, como o fechamento da prisão de Guantánamo e o pacote de incentivo à economia.
Belo post! Gostei de todos os que pude ler.

Luana Marinho Nogueira disse...

... e enviou mais nove mil
soldados ao afeganistão!

luta contra o terrorismo, não é
assim q as coisas funcionam por lá?!

Val Benvindo disse...

ninguém é perfeito,não é?!
Vc mesmo já disse,né Rafinhaa !? Nada vai mudar de uma hora para outra e ele não vai conseguir agradar a todos.
A vitória dele ultrapassou qualquer barreira, seja ela social, cultural, etnica, racial,enfim.
Ele não vai conseguir a acabar com racismo,claro,mas já faz muita gente pensar sobre e para mim isso já é uma grande coisa!
adoreeei o texto! :)

Vale ressaltar que pra mim ele sempre será O CARA ! ;D

Unknown disse...

Concordo com você. Vou já mandar um e-mail para o Obama para avisar que o Lula nem é tão popular assim! Haha. Vou te seguir por aqui.

zena disse...

texto belissimo acho que se não criassemos tanta expectativa um dia talvez nos surpreendesemos com um politico!!!

Tecnologia do Blogger.